“A Igreja existe por missões como o fogo existe por queimar.” – Emil Brunner

De tempos em tempos, eu converso com pastores e líderes de igrejas, especialmente aqueles no campo da teologia reformada, que dizem coisas como: “Somos uma igreja que fala só de discipulado”, ou “Somos só uma igreja que quer ir mais fundo”. O que eu tenho descoberto ao longo dos anos é que, muitas das vezes, estas são desculpas para que eles não façam nenhum tipo de evangelismo. Eu também descobri que isso os desvia do alvo. Eu argumentaria que você não está indo tão fundo como igreja, nem é tão bom em discipulado como igreja, a menos que haja pessoas sendo salvas e batizadas como igreja.

A igreja é até mesmo uma igreja, biblicamente falando, se as pessoas não estão encontrando Jesus?

Você pode fazer uma excelente série de 72 semanas sobre Efésios 1:3-14, mas como você ensina sobre o Novo Testamento com tanta paixão e vai tão fundo sem chegar à conclusão de que você deveria alcançar os perdidos? Jesus disse: “Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.” (Marcos 2:17)

O Novo Testamento em Missões

Pense em cada versículo do Novo Testamento no contexto de missões baseadas no Evangelho. Os Evangelhos, por eles próprios, apresentam a missão de Deus com Jesus cumprindo sua parte da missão:

  • Mateus O apresenta como o Rei em missão
  • Marcos O apresenta como o Servo em missão
  • Lucas O apresenta como o Homem Perfeito em missão
  • João O aprensenta como Deus em missão

Esteja em Missão Como Jesus

No final do Evangelho de João, Jesus disse: “assim como o Pai me enviou [em missão], também eu vos envio a vós [em missão]” (João 20:21). E é claro que há as passagens da Grande Comissão em Mateus 28 e Lucas 24 que são catapultas para o resto do Novo Testamento–um manual de missões.

  • Seria difícil ler ou ensinar sobre o livro de Atos sem ser inundado pela ênfase evangelística
  • O livro de Romanos é a mensagem da missão
  • 1º e 2º Coríntios lidam com conflito e disciplina na igreja em missão
  • O livro de Gálatas defende a missão do Evangelho da religião
  • O livro de Efésios enfatiza a igreja em missões
  • As epístolas pastorais descrevem os líderes das missões
  • E o livro de Apocalipse nos descreve o objetivo e a missão completa

Se Jesus enviou seu povo ao mundo para serem discípulos que fazem discípulos ao batizar, ensinar e depois enviá-los para que ensinem a outros, e não estamos fazendo isso, então isso não é desobediência? A igreja é até mesmo uma igreja, biblicamente falando, se as pessoas não estão encontrando Jesus? Meu argumento é que a igreja não é igreja a menos que esteja na missão evangelística de Cristo.

Traduzido do portal The Resurgence por André Scultori.