Símbolo de peixe na cabeça raspada fere às regras da Fifa e goleiro pode ser denunciadoDesenho de peixe na cabeça pode tirar Jefferson da final da TG por ferir regras da Fifa.Jefferson também chamou atenção pelo novo corte de cabelo. Religioso, o goleiro fez uma homenagem com desenho de um peixe na cabeça raspada, símbolo que significa prosperidade e força para nadar contra a correnteza. Porém, o emblema desrespeita as regras da Fifa e o caso será analisado pelo TJD-RJ (Tribunal de Justiça Desportiva), podendo levar à punição do jogador alvinegro, que corre o risco de ficar fora da decisão contra o Vasco.

Segundo as regras da Fifa e do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, é proibida a divulgação de qualquer mensagem religiosa dentro de campo pelos atletas e determina que o jogador que infringir tal regra será sancionado pelo órgão responsável pela realização do torneio. Podendo ser punido por conta do desenho na cabeça de Jefferson, o Botafogo confirmou a alusão religiosa do goleiro.

“É um caso novo e, a princípio, não tenho nenhuma objeção. Não vejo problemas de um cidadão explicitar a sua preferência religiosa. Mas o Código é extenso e não é possível saber todos os pontos dele”, destacou José Teixeira Fernandes, presidente do TJD-RJ.

O caso entrará na pauta do TJD-RJ, mas José Teixeira não acredita que, caso Jefferson seja denunciado, terá tempo suficiente para haver julgamento e definição do caso (com absolvição, multa, suspensão ou advertência) antes da final contra o Vasco, domingo. O prazo para resolver a questão seria de dez dias.

“Faremos uma apuração mais profunda. Se houver alguma ofensa à regra, vamos fazer a denúncia. Vamos pesquisar e não descarto [punição]”, completou Fernandes.

O peixe é símbolo dos Atletas de Cristo e Jefferson acredita que a homenagem deu sorte para o Botafogo. O alvinegro pretende continuar com o desenho na final contra o Vasco:

“Tem que nadar contra a correnteza desse mundo, contra as coisas tristes e erradas, por isso fiz essa homenagem. Para o Botafogo, as coisas se tornam mais difíceis. Vamos nadar contra a correnteza e conquistar o título”, afirmou.

Não é a primeira vez que Jefferson inova na “cabeleira”. Costumeiramente, o camisa 1 faz desenhos que se destacam na cabeça raspada, como a declaração de amor para a esposa Michele, ou a estrela solitária, homenageando o Botafogo.

Fonte: Yahoo Esportes