JERUSALÉM – Os grupos armados de Gaza retomaram na noite da quinta-feira os lançamentos de foguetes contra Israel, depois que forças israelenses mataram nesta semana o líder de uma organização ligada à rede terrorista Al-Qaeda, informou a rádio do Exército israelense nesta sexta-feira, 19.

A emissora detalhou que três projéteis lançados da faixa palestina atingiram o território israelense nas últimas horas, sem causar feridos. Um dos foguetes, do tipo Grad-Katyusha, caiu no norte da cidade de Ofakim, enquanto os outros dois, de menor alcance, alcançaram os arredores de Gaza.

Os lançamentos foram feitos depois que Islam Yassin, dirigente do grupo armado Exército do Islã, ligado à Al-Qaeda, morreu na quarta-feira na capital de Gaza, vítima de um bombardeio israelense. No dia seguinte, outro grupo próximo à Al-Qaeda, as Brigadas Ansar al-Sunna, divulgou uma mensagem de ameaça a Israel gravada em hebraico em um site islâmico.

“Em nome de Alá, em nome do todo-poderoso, clemente. Nossa mensagem aos judeus agressores, os que matam nossos irmãos não nos farão cessar a Jihad contra vós”, dizia a mensagem, lida por um desconhecido com voz grave e distorcida.

Israel e os grupos armados de Gaza mantêm um cessar-fogo precário e rompido periodicamente por ambas as partes desde que a ofensiva israelense contra o território palestino, no final de 2008 e início de 2009, causou a morte de 1.400 pessoas, a maioria civis.

Fonte: O Estado de São Paulo