BRASÍLIA – No encontro com movimentos sindicais nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi bastante elogiado por várias lideranças e ganhou uma nova alcunha: Papai Noel dos gays. O título lhe foi dado por Tony Reis, representante do Movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis). Em seu discurso, Tony, que nesta semana recebeu o prêmio de Direitos Humanos concedido pelo governo, elogiou as políticas para acabar com a discriminação contra os homossexuais e convidou Lula a participar da 2º Marcha Nacional contra a Homofobia no próximo ano. No final de seu discurso Tony disse:

– Você é um herói, você é muito gente boa, você é o Papai Noel dos gays.

Lula também foi saudado pelo presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, que disse que o presidente merece muitas homenagens do Brasil e dos brasileiros.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) , Alberto Broch, elogiou o fato de que agora os representantes dos movimentos sociais são recebidos no Palácio do Planalto.

– Nunca mais queremos voltar ao tempo em que trancávamos as estradas, fechávamos os bancos para poder ter uma audiência com o presidente. Já a representante do Movimento Negro e Combate ao Racismo, Célia Gonçalves de Souza, declarou que Lula é um símbolo de estadista.

– O Brasil jamais o esquecerá companheiro Lula. Você é o símbolo de estadista.

Fonte: O Globo